Rodízio de japa faz bem?

Muitas pessoas se perguntam se a comida japonesa que vemos servida em rodízios no restaurante é saudável. Para saber exatamente o que é e o que não é bom, vamos analisar os ingredientes de forma separada. Assim você vai saber balancear e escolher as melhores peças quando for degustar essa maravilhosa adaptação da culinária oriental.

Outra coisa que precisamos levar em consideração é que nem todas as peças servidas nos restaurantes do Brasil são originais. O makimono original é sempre salgado, feito de legumes, peixes e frutos do mar. No Japão eles não são fritos, então o Hot Philadelphia é uma destas adaptações. O cream cheese, os makimonos doces e a casquinha de temaki também são invenção ocidental.

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Vamos ao que interessa: analisar os ingredientes e descobrir os benefícios (ou não) de cada um.

Peixes

A maioria dos peixes usado na confecção das peças tem menos de 100 calorias a cada 100 gramas. Os peixes gordos, como a cavala, sardinha e o salmão são ricos em Omega-3, eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares e artrite. O salmão cru pode proporcionar uma série de benefícios para a saúde e é rico em proteínas de alto valor nutritivo, ou seja: muitas vantagens!

Polvo e Kani

O polvo precisa ser consumido com cautela, apesar dos benefícios. É rico em Ômega 3 e antioxidantes, mas possui bastante colesterol. Já o kani é quase uma salsicha de caranguejo, pois é uma massa artificial. Na verdade, a composição dele leva mais peixe branco e apenas extrato de caranguejo para dar o sabor. Apesar de toda essa enganação, o kani não faz mal para a saúde.

Alga Nori

Muito nutritiva e leve, a alga Nori contém vitaminas do complexo B, essenciais para regular a serotonina, o hormônio da sensação de prazer e bem-estar. , que ajudam a prevenir os depósitos de colesterol nos vasos sanguíneos. Além disso, são excelentes fontes de Iodo, que beneficia a tireoide e o sistema imunológico. Para quem procura perda de peso, pode comer seu temaki sem culpa: a alga também é capaz de reduzir a absorção de gordura do organismo em até 75%. Só falta operar milagres pra ficar perfeita!

Shiitake e Shimeji

Os cogumelos mais utilizados na culinária oriental são uma dupla muito saudável. Ambos trazem grandes benefícios para o sistema imunológico e aumentam a sensação de saciedade, o que diminui a compulsão e a fome. O baixíssimo teor de gordura e a textura carnosa os tornam uma excelente opção para quem deseja uma opção saudável no prato.

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Arroz Gohan

O arroz utilizado na culinária oriental possui uma consistência diferente do nosso. Apesar de saboroso, é preciso tomar cuidado com o excesso – ele possui altas quantidades de carboidratos e açúcares. Isso não significa de forma alguma que você nunca mais pode comer arroz no seu rodízio de japa, apenas não exagere, okay? Todo mundo precisa de carboidratos na dieta, não precisa surtar só de ouvir este nome.

Wasabi

Amigue, senta que eu tenho uma notícia triste pra te dar. O wasabi que você comeu é, muito provavelmente, falso. No Brasil, é praticamente impossível encontrar o cultivo da raiz, então por aqui ela é substituída por rábano picante. Apesar desta decepção, não precisa se preocupar com o nosso “wasabi”, ele não prejudica a saúde e nem a dieta.

Molho Shoyu

Aí é que mora o perigo, meu amigo! Com quantidades altíssimas de sódio, o shoyu deve ser utilizado com moderação. O ideal é não mergulhar a peça completamente no molho, evitar utilizar em todas as peças e procurar as informações de sódio no rótulo para saber a quantidade que pode ser utilizada sem prejudicar sua saúde com excessos.

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Cream Cheese e casquinhas empanadas

Tanto o queijinho pastoso quanto aquela massinha crocante das peças fritas são muito calóricas e ricas em gordura saturada. A massa de fritura geralmente é feita com farinha e ovo ou então é utilizada a casquinha de harumaki, que é bem calórica. Ou seja, o perigo está exatamente no improviso ocidental.

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