3 molhos indispensáveis e suas receitas

Na cozinha, o acompanhamento faz toda a diferença. Do macarrão à carne, a maioria dos pratos ficam muito mais saborosos com o molho certo. O grande problema é: eles são tão gostosos nos restaurantes, mas aqueles de supermercado raramente são tão bons. Então, nada melhor do que aprender a fazer seu molho favorito em casa, não é mesmo?

out05_3molhos

1 – Mostarda e Mel

Ideal para acompanhar saladas, este molho é leve e saboroso. Também pode ser utilizado em sanduíches e como acompanhamento para o frango grelhado.

Para fazer o mostarda e mel caseiro, é preciso de 4 colheres de sopa de mel, 2 colheres de sopa de mostarda dijon e 12 colheres de sopa de maionese. Basta misturar tudo e reservar na geladeira durante 1 hora antes de servir! A melhor parte de fazer este molho em casa é poder acrescentar mais do seu ingrediente favorito e deixar ele balanceado no ponto do seu paladar.

2 – Molho de Queijo

Para quem não conhece, o molho de queijo é a solução para um aperitivo rápido e diferente. Ideal para servir com nachos, chips, carnes, massas e até mesmo pães, é uma receita bem cremosa. Para preparar, adicione 1/2 xícara de farinha e 1/2 xícara de manteiga em uma panela em fogo baixo, misture até derreter completamente a manteiga. Em seguida, coloque 1/2 xícara de leite, seu queijo favorito e tempero à gosto. Se desejar uma receita mais pastosa, adicione um pouco de leite a mais.

Queijos mais fortes como cheddar e parmesão precisam de pouco contraste de tempero. Alguns queijos com sabor mais suave, como mozarela e gouda, precisam de uma atenção especial no sabor, para não deixar o molho sem gosto.

3 – Barbecue

Queridinho dos Estados Unidos e acompanhamento ideal para carnes, possui um sabor forte e distinto. Por ser levemente picante, é ideal servir à parte, assim se pode utilizar a quantidade que servir melhor ao paladar.

A lista de ingredientes é grande, mas o preparo é simples. Confira:

  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 3 cebolas picadas
  • 2 dentes de alho
  • 200 gramas de polpa de tomate
  • 4 colheres de sopa de vinagre branco
  • 2 colheres de sopa de molho inglês
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de chá de mostarda
  • 2 colheres de sopa de mel
  • Sal à gosto
  • 1 pitada de pimenta-do-reino branca
  • 2 xícaras de chá de vinho branco
Refogar a cebola picada e o alho no azeite até dourar. Em seguida, adicione o vinagre, a polpa de tomate e deixe em fogo baixo por 15 minutos. Acrescente o vinho, molho inglês e mostarda e deixe ferver até obter uma consistência cremosa. Para finalizar, adicione o mel, sal e pimenta e mexa até a mistura ficar homogênea.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s